Manifesto – Fair Trust <3

Manifesto

Este é um trabalho que está em progresso e que anúncia a uma forma de ver negócios como uma contribuição para o nosso bem estar e para o da próxima geração. A Meta Mate foi o motor inicial para atividades da Associação Mate, e este manifesto propõe uma nova forma de fazer negócios sem fins lucrativos. Este manifesto é a forma operacional da Meta Mate e da Associação Mate e serve como código moral para a criação do Aplicativo Fair Trust para garantir a qualidade de um produto através da rastreabilidade.

Manifesto:

Visão geral-

  1. Nós somos as raízes – vocês são as árvores.
  2. Tomadas de decisão horizontal – não há patrão.
  3. Trate a sua concorrência como um fornecedor.
  4. Trate o seu fornecedor como um cliente.
  5. Total transparência – toda a informação sobre o produto está disponível.
  6. Salários justos e sem fins lucrativos.
  7. Licenciamento Creative Commons de acesso livre.
  8. Reverter a pegada ecológica.
  9. Não à investimentos de mídea para publicidade “push” – Foco na qualidade e não na propaganda.

Manifesto Meta Mate

– Nós somos as raízes- vocês são as árvores.

Trabalhamos na floresta , com os tarefeiros, com o Uru que seca o Mate, pesquisamos com universidades e laboratórios, negociamos com agências e instituições governamentais. Fazemos-lo por nós e por ti e precisamos de ti para beber, respirar e para compartilhar o Mate e o conhecimento.

– Tomadas de decisão horizontal – não há patrão.

Experienciamos que a ausência hierarquia torna o trabalho mais agradável. Isto promove o sentimento de pertence entre todos os colaboradores. A execução das tomadas de decisão a partir de um concenso democrático é um processo mais demorado, porém trás melhores soluções.

– Trate a sua concorrência como um fornecedor.

Não consideramos a separação ou a oposição no negócio mas sim preferimos um trabalho conjunto, de mãos dadas, com outros produtores de Mate que entendam o espírito do Mate. Dessa forma orgulhamo-nos do trabalho com Caayara, Premium Cola, Club Mate, Barao do Cotegipe e 1337 Mate, em vez de uma filosofia ultrapassada de separação decidimos unir forças, oferecendo desta forma melhores serviços e melhores produtos. Prevemos um mercado de cooperação onde se reúnam os recursos para o bem estar de todos.

– Trate o seu fornecedor como um cliente.

Nós nunca negociamos no preço ou permitimos que alguém o faça connosco. Fornecemos o melhor produto ao preço mais justo possível. Nós pagamos o preço desejado ou superior sempre que possível. Esforçamo-nos por nos educar tanto como os nosso parceiros, procurando alcançar processos mais sustentáveis e melhores resultados para o meio ambiente e para todos os envolvidos. Queremos o melhor para os nossos parceiros e se alguém desejar juntar-se a nós, com possibilidades de proporcionar aos nossos fornecedeores melhores condições e um acesso a um público mais amplo, difundindo o mate a mais consumidores, eles serão muito bem-vindos.

– Total transparência – toda a informação sobre o produto está disponível.

Respondemos a todas as questões. Fornecemos a lista de fornecedores, o preço que pagamos, a localização geográficos das plantações no google earth. Isto é estabelecido a partir de um acordo prévio da relação do Meta Mate com os seus fornecedos onde não seriam compromentidos mas reforçados pela cooperação. Isto faz parte do nosso conceito Fair Trust ( Confiança e Justiça ). Fazemos tudo pelos nossos parceiros ,por isso se alguém se quiser juntar, com as mesmas ou melhores condições, são muito bem-vindos.

– Salários justos e sem fins lucrativos.

Abstemo-nos a empréstimos e apoios ao mercado financeiro, optamos, se possível, por trabalhar com transições diretas e não usufruir de juros sobre capital nas nossas operações. Todo o dinheiro que ganhamos é usado para pagar os nossos custos e re-investir em procedimentos que permitam a reposição da nossa pegada ecológica. No entanto, existem exceções como é o caso com o Mate e.v., onde tomamos um empréstimo em conjunto com Caayara para salvar 8 hectáres de plantações de Mate de se transformar num campo de monocultura de soja. Até Fevereiro de 2016, todos rendimentos privados dos mentores do Meta Mate Berlim ( da Familia Canto) foram subsidiados por um programa do governo alemão para o apoiar novas iniciativas de negócio para cidadãos com baixo ou nenhum rendimento. A proposta é não ter lucro e sim reinvestir qualquer ganho possivel na melhoria de qualidade ou baixar o preço dos produtos para o benefício dos consumidores

– Licenciamento Creative Commons de acesso livre

Nós trabalhamos com a CC-License NC-SA, que significa que tudo que fazemos pode ser copiado desde que a proveniência seja nomeada para fins não comerciais. Se, porventura, alguém pretender retirar algum benefício económico preferimos estabelecer um acordo que possamos garantir um uso adequado do nossos investimentos intelectuais. Os nossos colaboradores que co-desenvolvem produtos são também incentivados a publicar os seus projetos e receitas com o CC.

– Reverter a pegada ecológica.

A sustentabilidade não é suficiente, esforçamo-nos por reposicionar a nossa pegada ecológica introduzindo a reversibilidade. A economia de hoje em dia não é saudável e além de não ser sustentável conduz a padrões de crescimento ou riqueza material, desconectando o homem do seu semelhante e do seu ambiente. Ser sustentável não é suficiente, precisamos de um modelo para redefinir e desfazer o dano provocado ao meio ambiente. Preservar esta condição não é suficiente, deve haver um esforço em reverter esta realidade para que a próxima geração disfrute de uma qualidade de vida e de produtos como os nossos antepassados ou ainda melhor. Uma das maneiras passa por implementar uma estratégia sem fins lucrativos, assalariada que suporte os embaixadores de Mate tal como o Project Mate Bar e Yerba Mate South Africa. Outra maneira são os nossos projetos como investimentos na permacultura, reflorestação, legalização da produção artesanal e descentralizada do Mate.

– Não à investimentos de mídea para publicidade “push” – Foco na qualidade e não na propaganda.

Não investir dinheiro em meios de publicidade é uma forma de garantir que todos os recursos sejam investidos para fazer o melhor produto possível, evitando que os nossos clientes paguem maís que o necessario, para usarmos em mídea para convencer outros. Este pensamendo de crescimento rápido que necessita de investimendo em mídea é um dos erros do mundo capitalistas que demonstra não ser sustentável. Dar o melhor produto possível pelo preço justo inclui não ter margens ou recursos para investimentos em mídea. Assím sendo, investimos o nosso tempo publicando informação sobre o nosso trabalho mas nos recusamos ter orçamento destinado aos meios de comunicação em massa.

Se quiser contribuir para este manifesto por favor, adicione os seus comentários no nosso Blogue.